Polpa de laranja

 

O farelo de polpa cítrica peletizado ou farelo de casca de laranja é obtido por meio do tratamento de resíduos sólidos e líquidos remanescentes da extração do suco. Entre esses resíduos estão cascas, sementes e polpas de laranjas. Este material equivale a 50% do peso de cada fruta e tem uma umidade de aproximadamente 82%. Após passar pelo processo de industrialização onde a polpa é triturada e seca até chegar a 12% de umidade, o produto é peletizado.

O farelo de polpa cítrica peletizado é usado principalmente como complemento para a ração animal, principalmente na pecuária. Tem boa aceitação como insumo na ração de rebanhos bovinos (leite e corte). Sua utilização deve restringir-se a no máximo 30% da matéria seca para cada animal adulto.

 

No entanto é indispensável que o pecuarista consulte um veterinário, agrônomo ou zootecnista especializado para adaptar a polpa cítrica à dieta de cada tipo de rebanho.

Por tratar-se de um produto que absorve a umidade, é muito importante que o farelo seja transportado e armazenado em locais muito secos, ventilados e totalmente cobertos. Do contrário podem surgir microorganismos causadores de fermentação e bolor. Neste caso o produto não poderá ser utilizado na composição da ração. Recomenda-se não armazenar este produto por mais de 60 dias.

 

Características do Farelo de Polpa Cítrica

Propriedades Valor
Umidade (máximo) 12,0%                 
Proteína Bruta (mínimo) 5,0%                 
Extrato Etéreo (mínimo) 1,5%                 
Fibra Bruta (máximo) 14,0%                 
Matéria Mineral (máximo) 8,0%                 
 
Dioxinas/Furanos (máximo)
Expresso em Grau de Detecção Mínimo-Upperbound
500 pg/kg I - TEQ
Aflatoxinas (máximo) 20 ppb